CASAN terá 231 novos reservatórios até 2024

19/06/2023
Isto representa um aumento de 38,81% na capacidade de reservação do estado

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) vai adicionar 88 milhões de litros de água em 231 novos reservatórios até 2024, de acordo com o diretor de operação e expansão da companhia, Pedro Joel Horstmann. As instalações vão acontecer em 118 dos 194 municípios atendidos pela empresa, o que representa um aumento de 38,81% na capacidade de reservação do estado. 

Com a expansão a CASAN pretende garantir a segurança hídrica por toda Santa Catarina, sobretudo diante de emergências. “Durante uma falta de energia ou em um momento de manutenção operacional, um reservatório consegue manter o sistema regular num período de seis a dez horas”, explicou o diretor Pedro Joel. Além disso, os reservatórios podem reduzir tempo e custo operacional das estações de tratamento de água. O diretor também enfatizou uma mudança tecnológica nas novas entregas. “Estamos deixando de lado aqueles reservatórios de concreto, que necessitam de manutenção quase constante, e partindo para materiais de manutenção mais simples, como o aço vitrificado e o aço inoxidável”, afirmou.

Os benefícios dos novos equipamentos de aço não estão apenas na manutenção, mas também na durabilidade e na resistência aos efeitos climáticos. A maior parte dos reservatórios previstos é de aço inoxidável, que já vem montado diretamente de fábrica. Serão 69 reservatórios desse tipo a serem instalados em 2023 e 62 previstos para o próximo ano. O incremento total desse tipo de reservatório será de 16,1 milhões de litros de água. No volume total de água acrescentada, o maior incremento vem dos reservatórios de aço vitrificado. As 21 unidades a serem instaladas em 2023 e 41 em 2024 somam juntas 53 milhões de litros de água, mais da metade dos 88 milhões projetados. Esses reservatórios também se destacam pelo seu revestimento de esmalte de vidro fundido a altas temperaturas, com durabilidade de até 60 anos sem rachaduras ou vazamentos.

A CASAN também prevê 30 reservatórios feitos de polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV), material com ampla flexibilidade e resistência a impacto. Eles serão instalados apenas em 2023, com capacidade para 3,8 milhões de litros de água. Por fim, a CASAN ainda vai instalar oito reservatórios de concreto armado, estabelecidos em contratos anteriores. Serão quatro neste ano e quatro no ano que vem, aumentando a capacidade estadual em 16,1 milhões de litros de água.