Brasil desperdiça 46 milhões de toneladas de alimentos por ano

02/09/2023
Aproximadamente 30% dos alimentos produzidos no País são perdidos

Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a 10ª posição do ranking mundial do desperdício de comida. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que aproximadamente 30% dos alimentos produzidos no País são perdidos, o equivalente a aproximadamente 46 milhões de toneladas anuais. Entre os principais fatores para o desperdício de alimentos está o esbanjamento desnecessário de preciosos recursos empregados na produção agropecuária e no processamento industrial, como mão-de-obra, água, energia e insumos. Além disso, a superexploração de recursos naturais pode gerar impactos negativos, como desmatamento e emissões de gases de efeito estufa.
A Loga, concessionária responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde no Agrupamento Noroeste da capital paulista, afirma que a reutilização de orgânicos é uma forma eficaz para combater o desperdício. Para que isto aconteça realmente é preciso que as pessoas coloquem em prática a criatividade, aproveitando integralmente os alimentos, incluindo partes que normalmente seriam descartadas, como cascas, sementes e raízes, para criar receitas sustentáveis. 

Como exemplo de reaproveitamento está fazer suco com a casca da manga. Basta bater as cascas equivalentes a três mangas maduras no liquidificador com 500 ml de água, até que elas estejam bem trituradas. Depois, é só coar e misturar com mais 500 ml de água, adoçando a bebida a gosto.

No caso da casca do abacaxi ela pode ser transformada em geleia, após triturar as cascas da fruta com uma xícara e meia de água. Depois, é só transferir a mistura para uma panela em fogo médio, adicionando canela em pau e uma xícara de açúcar, mexendo bem até conseguir a textura de geleia. Outra dica é utilizar as sobras de talos de cenoura, agrião ou beterraba em saladas, molhos, bolos e tortas. Sementes de abóbora também podem ser torradas e temperadas para virar um lanche nutritivo.

A compostagem dos resíduos orgânicos também é uma técnica importante e ambientalmente responsável para dar o destino correto e útil para restos de alimentos, transformando-os em adubo para a agricultura e jardinagem. É um processo prático, que pode ser realizado até mesmo com composteiras domésticas.
A Loga orienta que a compostagem junto com as demais seja colocada em prática para promover a sustentabilidade, reduzindo os impactos socioambientais, e, desta forma, garantindo que os recursos alimentares sejam utilizados de maneira responsável e consciente.