BNDES financia construção de sete usinas na Bahia

07/02/2022
A capacidade instalada será de 235 MW ante 465 MW do complexo como um todo.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará a construção de sete das 14 usinas eólicas do Complexo Eólico Ventos de São Vítor, nos municípios do semiárido baiano de Xique-Xique, Gentio do Ouro e Itaguaçu da Bahia. A capacidade instalada será de 235 MW ante 465 MW do complexo como um todo. 

O complexo eólico, quando concluído, vai gerar energia suficiente para o abastecimento de mais de 1 milhão de casas, além de gerar 1.200 empregos diretos durante a implementação das usinas, melhorando as condições de vida na região. Segundo estudos da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o índice de desenvolvimento humano de cidades que recebem projetos eólicos tem crescimento médio 20% superior em comparação aos demais.

O apoio do BNDES será concedido a sete sociedades de propósitos específicos (SPEs) controladas pela Essentia Energia, plataforma de energia renovável do fundo de infraestrutura gerido pelo Pátria Investimentos. O financiamento será de até R$ 655 milhões, no âmbito do BNDES Finem. As SPEs vão implementar e operar sete usinas eólicas (Ventos de São Vitor 1, 3, 7, 11, 12, 13 e 14) das 14 que compõem o Complexo Eólico Ventos de São Vitor, a cerca de 550 km de Salvador. O projeto apoiado pelo BNDES tem como escopo maior a aquisição de 38 aerogeradores nacionais. 

Parte do financiamento será destinada à aquisição dos aerogeradores. Dessa forma, o BNDES busca incentivar o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de aerogeradores no Brasil. As demais despesas do projeto envolvem principalmente obras civis. A expectativa é que as usinas do complexo entrem em operação comercial plena até o final de 2022.