Bahia ganha complexo eólico de R$ 1,15 bilhão

04/06/2023
Complexo Eólico Tanque Novo, da CGN Brasil Energia, abrange uma área de aproximadamente 30km de extensão

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain Cruz, participou da inauguração do Complexo Eólico Tanque Novo, que funcionará nas cidades de Caetité e Tanque Novo, no Estado da Bahia. O projeto eólico recebeu investimentos de R$ 1,15 bilhão, uma parceria o Brasil e a China. Em seu discurso, Efrain destacou a importância do projeto no desenvolvimento sustentável para a região e para todo o Brasil, com geração de emprego e renda para as pessoas. “Este complexo é um exemplo grandioso do potencial de cooperação entre nossos países, gerando oportunidades e desenvolvimento sustentável para a região e para todo o Brasil. Destaco o papel essencial do Ministro Alexandre Silveira na reconstrução dessa relação, liderando esforços para ampliar a cooperação econômica e energética entre Brasil e China. O Complexo Eólico Tanque Novo é uma garantia do compromisso da China com o Brasil e seu papel como parceiro estratégico no setor energético”, afirmou.

O Complexo Eólico Tanque Novo representa também uma nova era na relação entre Brasil e China, com benefícios mútuos e bases sólidas para uma parceria duradoura e de sucesso. A transição para fontes de energia limpa é uma escolha estratégica e responsável, que não apenas beneficia o meio ambiente, mas fortalece a segurança energética e reduz os custos a longo prazo. “Somos um governo que tem o olhar voltado para a pauta da sustentabilidade em todas as suas concepções: ambiental, social e econômica. Estamos trabalhando duro para alcançar nosso maior objetivo que é cuidar das pessoas, como sempre reforça o Ministro Alexandre Silveira”, finalizou o secretário-executivo do MME. 

Localizado nos municípios de Tanque Novo e Caetité, o Complexo Eólico Tanque Novo, da CGN Brasil Energia, abrange uma área de aproximadamente 30km de extensão e gerou aproximadamente 800 postos de trabalho na região. Além disso, foram oferecidos cursos para capacitar os moradores dos municípios e arredores para que pudessem ser absorvidos pelo empreendimento ou por outras vagas de emprego. 

O projeto possui 40 aerogeradores e é o segundo projeto greenfield da CGN no Brasil. O complexo está subdivido em sete Parques Eólicos, que, em conjunto, possuem capacidade de geração de 180 MW, podendo abastecer até 430 mil residências com energia limpa.