ANA lança nova versão do SNISB

10/10/2022
O material foi remodelado para facilitar o acesso e dar transparência às informações disponíveis sobre mais de 23 mil barragens cadastradas.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou, dia 4 de outubro, o novo Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB). O material foi remodelado para facilitar o acesso e dar transparência às informações disponíveis sobre mais de 23 mil barragens cadastradas. Os interessados podem consultar no www.snisb.gov.br

O novo SNISB proporciona acesso a dados sobre as barragens, como o nível de perigo, a Categoria de Risco (CRI), o Dano Potencial Associado (DPA), o respectivo órgão fiscalizador de sua segurança, entre outras. O usuário da ferramenta também poderá acompanhar atualizações sobre barragens de interesse, saber os contatos das 33 instituições fiscalizadoras, visualizar didaticamente o quadro das barragens no Brasil e acessar publicações de referência sobre a temática – como o Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O layout da página passou por reformulação, com o objetivo de ser mais intuitivo, além de ter a performance melhorada para que o acesso às informações das mais de 23 mil barragens seja mais rápido. 

As mudanças foram implementadas para traduzir a segurança de barragens para qualquer pessoa que acesse o Sistema, que é uma referência de dados sobre a temática, apresentando informações mais detalhadas e consolidadas. Para tornar o SNISB mais acessível, a ANA realizou pesquisa Interação Humano-Dados. Com isso, pessoas que nunca tinham utilizado o Sistema indicaram os pontos em que tiveram dificuldade para acessar dados sobre barragens na plataforma. Essa visão contribuiu para a reestruturação do novo SNISB.

No dia 10 de outubro, às 14h30, a ANA realizará o Webinário de Lançamento do portal do novo SNISB (Módulo Cidadão). O evento é aberto ao público e pode ser acompanhado no YouTube da ANA https://www.youtube.com/anagovbr. Representantes de instituições relacionadas a segurança de barragens serão convidadas, assim como empreendedores de barragens (responsáveis por essas estruturas), servidores públicos, entre outros.