Ambiente Verde recebe selo por produção sustentável

22/08/2022
Empresa reaproveita 600 toneladas por mês de resíduos e os transforma em materiais como laminados sintéticos, palmilhas, expositores e displays.

A empresa especializada em reaproveitamento de resíduos da indústria calçadista Ambiente Verde recebeu a certificação do programa Origem Sustentável, criado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O programa tem como objetivo certificar processos produtivos sustentáveis na cadeia do calçado. 

Aline Santos, gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, comenta que a certificação da empresa no nível Prata é o primeiro passo rumo a voos mais longos. “A Ambiente Verde marca um momento histórico, o que demonstra um avanço em uma jornada de sustentabilidade, que sempre tem um começo, mas nunca tem um fim. A sustentabilidade, nos seus pilares ambiental, econômico, social e cultural, é um processo contínuo e é fundamental para a preservação do planeta e também para os negócios. Aliás, a Ambiente Verde, desde sua fundação, em 2011, faz do seu negócio um serviço de sustentabilidade para a cadeia produtiva”. Para o diretor da Ambiente Verde, Alberto Wanner, a empresa teve a capacidade de reaproveitar mais de 600 toneladas de resíduos do setor calçadista todos os meses. “Considerando que cada calçado gera, em média, mais de 200g de resíduos reaproveitáveis, nós temos um papel importante em fazer com que esse ‘lixo’ retorne para a cadeia”, afirma Wanner. O diretor acrescenta que os resíduos reaproveitados são transformados em materiais como laminados sintéticos, palmilhas, expositores e displays. 

A certificação de Origem Sustentável mostra o cuidado da Ambiente Verde com a gestão da empresa, na área socioeconômica e ambiental. “Além de nos trazer um aprendizado importante, percebemos que já fazíamos muita coisa em sustentabilidade. O certificado Origem Sustentável só traz mais competitividade para os negócios”, conclui Wanner.