Águas de Timon amplia tratamento para 33%

11/07/2022
A ETE Flores ajudará o município a aumentar a cobertura de esgotamento sanitário dos atuais 3% para 33%. 

Empresa do Grupo Aegea e responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon (MA), a concessionária Águas de Timon iniciou a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Flores). Com a nova ETE, 3,8 milhões de litros de esgoto deixarão de poluir o meio ambiente em Timon (MA), pois passarão por rígidos processos de tratamento até serem devolvidos ao rio Parnaíba em condições adequadas, conforme determina a legislação. A ETE Flores também ajudará o município a aumentar a cobertura de esgotamento sanitário dos atuais 3% para 33%. 

A ETE Flores tem capacidade para tratar 45 litros de dejetos por segundo e conta com moderna tecnologia e eficiência de tratamento de alta performance. Para avançar na cobertura, a Águas de Timon implantou 30 km de rede de esgoto e recuperou outros 40 km. Integram ainda a infraestrutura linha de recalque instalada sob a ferrovia Transnordestina e uma Estação Elevatória de Esgoto.

O investimento integra o programa Timon Saneada, que já promoveu a universalização do abastecimento de água e visa que 90% da população tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto. A expectativa é que Timon seja uma das cidades mais saneadas do Brasil, já que até 2026 contará com acesso universal ao esgoto tratado. “O ritmo de desenvolvimento em Timon, impulsionado pelo avanço no saneamento, será ainda mais crescente nos próximos anos. Isso porque, até 2026, Timon vai atingir a universalização do esgotamento sanitário. Enquanto vários municípios brasileiros estão se estruturando para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento, previstas para 2033, Timon vai alcançar com antecedência, por conta do seu pioneirismo”, destaca Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Timon.

Para os próximos quatro anos, a Águas de Timon prevê construir mais sete módulos de tratamento, além de executar mais 415 km de rede e aproximadamente 33 mil ligações novas de esgoto. Além de proteger o meio ambiente, o saneamento básico tem como benefícios ganhos para a saúde, ao reduzir internações hospitalares e consequentes afastamentos na escola e no trabalho. As pessoas deixam de ter contato com esgoto a céu aberto, afastam-se de pragas urbanas como ratos e baratas e os dejetos deixam de poluir o solo e os rios. Outra vantagem é a valorização imobiliária, que cresce para imóveis com rede de água e esgoto disponível.