Agrotóxicos em 60% dos ultraprocessados

10/08/2022
As descobertas reforçam a necessidade de mudanças no sistema alimentar da população.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) publicou o estudo “Tem Veneno Nesse Pacote – Volume 2”, onde ficou constatado que 60% dos ultraprocessados de origem animal consumidos pelos brasileiros contêm resíduos de agrotóxicos. As descobertas reforçam a necessidade de mudanças no sistema alimentar da população, em que predomina o modelo agrícola baseado na monocultura que atende à demanda de commodities, como soja, milho, trigo e açúcar, e faz um uso intensivo de agrotóxicos. 

O Idec utilizou no Volume 2 do estudo a mesma metodologia da primeira edição, com o uso de método científico e uma metodologia de testagem de agrotóxicos, mas desta vez analisando ultraprocessados de origem animal, como carnes e leites. O primeiro volume da cartilha foi idealizado pelo Idec em uma tentativa de suprir uma lacuna de informação e analisou as bebidas, biscoitos, pães e salgados mais consumidos pelos brasileiros. O levantamento constatou que 59,3% dos produtos analisados apresentaram resíduos de pelo menos um tipo de agrotóxico. 

Na primeira pesquisa, o Idec testou 27 produtos que revelaram, pela primeira vez, o perigo duplo de que além dos problemas de saúde causados pelo consumo de ultraprocessados, como doenças crônicas não transmissíveis como os problemas cardiovasculares, diabetes e câncer, eles também estavam contaminados com agrotóxicos. Os dois estudos expõem informações cruciais para uma melhor política pública, além de reforçar à população que sigam as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e tenham uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados, priorizando os alimentos orgânicos e de base agroecológica. O download da primeira edição do estudo pode ser feito pelo https://idec.org.br/ferramenta/ferramenta-tem-veneno-nesse-pacote

O segundo estudo verificou agrotóxicos em 14 dos 24 produtos analisados, sendo que todas as oito categorias de produtos derivados de carne e leite apresentaram resíduos de agrotóxicos. Em três categorias de produtos de carne – empanado de frango nugget, hambúrguer de carne bovina e salsicha – todos os produtos analisados continham resíduos. O glifosato e o seu metabólito AMPA foram os compostos que mais apareceram, cada um em nove dos 24 itens avaliados.