Aegea investe em inteligência operacional

24/03/2022
Empresa firmou uma parceria com a Climatempo para o fornecimento de dados que agregam na inteligência das informações meteorológicas.

Para minimizar os impactos das mudanças climáticas nos 154 municípios atendidos pela companhia, a Aegea firmou uma parceria com a Climatempo para o fornecimento de dados que agregam na inteligência das informações meteorológicas de curto e longo prazo para a inspeção de risco das bacias hidrográficas onde a empresa realiza captação de água.

Este processo é chamado de acompanhamento do grau de risco hídrico dos municípios. O monitoramento é formado por uma avalição complexa que leva em conta fatores como: indicadores climáticos da região, previsões relacionadas à queda d’agua nos próximos meses, expectativa de demanda de água, acompanhamento dos níveis dos mananciais, capacidade dos corpos hídricos onde são realizadas as extrações de água, entre outros elementos.

No ano passado, a partir estudo gerado pela Climatempo, foi identificada pela Matriz de Risco da companhia um possível cenário de escassez e estiagem em 14 das 25 concessionárias Aegea localizadas no Mato Grosso (MT). A partir de então, foram investidos cerca de R$ 50 milhões em obras de engenharia preventiva, como investimento na redução de perda d’água, perfuração de poços e identificação de novos pontos de captação.

“A Aegea entende que a consolidação de um modelo de gestão é crucial para obter resultados e prevenir eventuais problemas operacionais dentro do setor, respeitando o conceito de segurança hídrica em assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico”, afirma Moisés Salvino, Gerente de Engenharia da Aegea Saneamento.