Aegea assina consórcio de 30 anos para tratar o Cariri

18/06/2023
Os serviços da nova concessão irão beneficiar mais de 350 mil pessoas

A Aegea em consórcio com a ENGEP Ambiental (empresa do Grupo Multilixo) assinou o contrato do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri (CGIRS-CARIRI) para iniciar a gestão dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região do Cariri, no Ceará. Os serviços da nova concessão irão beneficiar mais de 350 mil pessoas, além de promover impacto direto na vida da população local e do meio ambiente.
O projeto terá a expertise de gestão de resíduos e qualificação de mão-de-obra da Engep Ambiental e promoverá a preservação dos recursos hídricos, a economia circular e a introdução de tecnologia de ponta na região. O projeto pioneiro irá estabelecer condições mais adequadas e modernas no manejo de resíduos sólidos, potencializando a geração de renda, por meio da inserção de associações de profissionais e cooperativas de reciclagem. “Este projeto marca a ampliação da atuação da Companhia em mais uma frente do saneamento e reforça o nosso comprometimento com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população e o meio ambiente. A gestão correta dos resíduos sólidos é essencial para a integridade e saúde do ecossistema da região”, afirmou Franklin Willemyns, diretor de Resíduos da Aegea. 
Radamés Casseb, CEO da Aegea, destacou a importância da nova operação para Aegea em continuar investindo, crescendo de forma sustentável e contribuindo com os indicadores do saneamento no Brasil, agora, de forma mais abrangente. “Neste projeto, iremos contribuir com a desativação de nove lixões via tratamento e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, possibilitando ainda a criação da infraestrutura de triagem de recicláveis para toda a região, beneficiando as cooperativas e catadores”. 
A Aegea começou a atuar no Cariri com a concessão de esgotamento sanitário no Crato, no início de 2022, e, também, no segundo semestre, quando arrematou os blocos 1 e 2 da PPP de esgoto da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece). A área a ser atendida com a assinatura do contrato para a gestão dos resíduos sólidos compreende as cidades de Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Para Lucas Urias, Gerente de Novos Negócios no Grupo Multilixo, o projeto é um marco para a transformação do cenário do saneamento na região e a parceria entre empresas é um diferencial para que o projeto cumpra os mais altos padrões e requisitos de mercado. “Esse projeto marca a entrada do grupo no tratamento e reciclagem de resíduos sólidos urbanos no Estado do Ceará. Iremos levar a expertise adquirida em mais de 30 anos atuando no setor para o Cariri, contribuindo com desenvolvimento sustentável da região e impactando a vida de mais de 350 mil cearenses”, explica o executivo.

Aegea e Multilixo devem investir R$ 110 milhões nos próximos 30 anos na execução de obras de infraestrutura, criação de centrais de triagem, manutenção e operação das unidades de transbordo, tratamento e disposição final. As novas unidades irão possibilitar a redução dos resíduos orgânicos e recicláveis, enviando ao aterro sanitário a fração considerada rejeito, de acordo com as políticas públicas. “Com ação simultânea em várias frentes do saneamento, a Aegea trabalhará para tornar a região do Cariri uma referência na gestão e nas melhores práticas”, aponta Casseb.