ABSOLAR e InvestMinas assinam parceria

24/01/2022
Dentre as prioridades do acordo está identificar empreendedores do setor solar interessados em investir em Minas Gerais.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (InvestMinas, antes conhecida como INDI) assinaram acordo de cooperação para desenvolver a geração de energia por fonte solar no território mineiro. A iniciativa quer atrair investidores para a região e gerar mais empregos e renda para a população, além de incentivar o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores e ampliar o acesso da energia solar aos consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público no estado de Minas Gerais. 

Dentre as prioridades do acordo está identificar empreendedores do setor solar interessados em investir em Minas Gerais, compartilhar informações sobre o mercado solar mineiro, avaliar tendências de negócios e aprimorar o ambiente regulatório e legal, além de cooperar em eventos e ações conjuntas. “Minas Gerais acaba de ultrapassar a marca histórica de 2 GW de potência instalada da fonte solar em operação. Desde 2012, a geração própria e as grandes usinas solares proporcionaram à Minas Gerais a atração de mais de R$ 9,9 bilhões em investimentos, geração de mais de 60 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos”, informa Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR. 

A parceria entre a InvestMinas e a ABSOLAR reforça cada vez mais as ações para um futuro de incremento da geração de energia solar no Estado e a abertura deste setor para fornecedores de partes, peças, equipamentos e serviços, ressalta Ronaldo Alexandre Barquette, diretor de atração de investimentos da InvestMinas. “O estado de Minas Gerais é referência no desenvolvimento da energia solar no Brasil. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, conclui Bruno Catta Preta, coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais.

Tags