ABREE instala mais de três mil pontos de coleta

16/11/2021
Na prática, 1.216 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal passam a contar com espaços próximos as moradias.

Segundo pesquisa da GfK, 83% dos brasileiros acreditam que as marcas devem adotar ações ambientalmente responsáveis. Em nível mundial, este índice é de 71%. A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) acaba de ultrapassar a marca de 3.100 pontos de recebimentos homologados para viabilizar a logística reversa e a destinação ambientalmente correta de produtos eletrônicos, dos quais mais de dois mil pontos implementados somente em 2021. 

Na prática, 1.216 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal passam a contar com espaços próximos as moradias para facilitar o descarte dos produtos que já não têm mais utilidade. “Nosso desafio é grande e a expansão continua, já que quanto maior a quantidade de pontos de recebimento, maior o incentivo ao descarte e o cuidado com o meio ambiente”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE. 

Considerando apenas as capitais, as centrais de logística reversa já cobrem todas as regiões do país: Sul (Florianópolis e Curitiba), Sudeste (Rio de Janeiro e Vitória), Centro-Oeste (Campo Grande e DF), Norte (Manaus) e Nordeste (Maceió). A ABREE também aprimorou o sistema de busca de pontos de recebimento em seu site: É só digitar o CEP e o produto a ser descartado para obter os endereços mais próximos. A logística reversa gera diversos benefícios, como a destinação final ambientalmente correta de resíduos, impede o descarte inadequado em aterros sanitários, evitando a poluição do solo e das águas, além de gerar emprego e renda para a população dos municípios. As próximas inaugurações de Centrais de Logística Reversa de Eletroeletrônicos acontecerão em Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Porto Velho (RO) até dezembro.