MEIO AMBIENTE

Ypê patrocina projeto Observando os Rios

15/12/2015

Celebrando seu aniversário de 65 anos, a Ypê – em parceria com a SOS Mata Atlântica – está patrocinando o projeto “Observando os Rios”, iniciativa que reúne comunidades e as mobiliza em torno da qualidade da água dos rios e córregos das localidades onde elas vivem. O objetivo é engajar e capacitar grupos de moradores próximos às bacias hidrográficas de 17 estados brasileiros, viabilizando um kit de monitoramento em que é possível acompanhar os níveis de oxigênio, fósforo e PH, além da leitura de aspectos visuais e olfativo das águas.

Nas regiões hidrográficas contempladas estão localizados os mananciais que abastecem 70% da população brasileira, além da água voltada aos mais diversos usos: agricultura, pesca, indústria, turismo e energia.

Com esta parceria, o Projeto Observando os Rios - originalmente desenvolvido na bacia hidrográfica do Rio Tietê (SP) - será ampliado com novos grupos de monitoramento nos estados de Pernambuco, Paraíba,  Rio de Janeiro,  Bahia,  Ceará,  São Paulo,  Minas Gerais,  Santa Catarina e Paraná. Dessa forma, contribuirá cada vez mais para a conservação, gestão e a governança da água, com o envolvimento de toda a sociedade.