RECURSOS HÍDRICOS

White Martins reduz uso de água nas fábricas

15/06/2018
A White Martins implementou em suas fábricas um plano de gerenciamento de recursos hídricos com o objetivo de reduzir o uso de água na produção e manutenção das plantas. Com a medida, nos últimos 12 meses, a empresa economizou 380,3 milhões de litros nas onze plantas inicialmente monitoradas, o que representa uma redução de 12,2% no consumo de água.
 
A primeira etapa do projeto deu prioridade às unidades com maior demanda e as localizadas em regiões em que a escassez de água é maior. O plano prevê ações simples como a verificação e o reparo de vazamentos e a instalação de hidrômetros para medição correta. Além disso, as plantas reutilizam água da chuva e volumes provenientes de processos de condensação, que são direcionados para reaproveitamento na torre de refrigeração, por exemplo. Esses recursos hídricos passam por tratamentos e são aplicados, entre outras funções, para limpeza e refrigeração de equipamentos. 
 
A fábrica de Capuava (SP) lidera os indicadores com o maior índice de redução – 34,6% inferior ao ano passado, o que representa 25,6 milhões de litros de água economizados. Na sequência vem a unidade de João Monlevade (MG), com uma economia de 27,1%, o que corresponde a cerca de 74,5 milhões de litros. Já em relação à economia de água no processo de produção, Volta Redonda reduziu o consumo em 30,66% em relação ao ano anterior; Americana (SP), 26,73%; e João Monlevade (MG), 16,85%. Juntas, as três unidades representam a diminuição de 127,5 milhões de litros. 
 
A expectativa é que todas as plantas de alto consumo da América do Sul e que estejam localizadas em região com alto e médio estresse hídrico alcancem, até o fim de 2020, uma redução de 1% em relação ao ano-base de 2014. “Assim, preservamos os recursos hídricos e nos mantemos em linha com a missão da White Martins de construir um planeta mais sustentável”, confirma Marcos Gonzalez, diretor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da White Martins.