PNEUS INSERVÍVEIS

Votorantim Cimentos adota em fábrica no DF

17/02/2016

Como forma de prevenir e combater focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a fábrica de Sobradinho da Votorantim Cimentos firmou parceria com a Reciclanip e Governo do Distrito Federal (GDF) para aproveitamento dos pneus recolhidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Dessa forma, os pneus inservíveis do Autódromo Internacional Nelson Piquet estão sendo utilizados para substituir parte do combustível fóssil que alimenta os fornos de produção de cimento.

A técnica, conhecida como coprocessamento utiliza, além dos pneus picados, resíduos sólidos triturados, resíduos vegetais, entre outros rejeitos que, em relação ao combustível convencional, emitem menor quantidade de CO2. O coprocessamento não altera a qualidade do cimento, que atende às normas específicas de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além de produzir de forma mais limpa por meio do coprocessamento, a Votorantim Cimentos ainda contribui para eliminar a geração de novos passivos ambientais no aterro sanitário. Somente em 2014, os resíduos coprocessados pelas fábricas da Votorantim Cimentos representaram a eliminação de 580 mil toneladas de resíduos, mais de um terço do total de 1,25 milhão de toneladas coprocessadas no País, segundo a Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP).