ENERGIA EÓLICA

Vestas adquire 25% da Sowitec

22/04/2019
Fabricante dinamarquesa de turbinas eólicas, a Vesta adquiriu participação minoritária de 25,1% da Sowitec, empresa alemã especializada em desenvolvimento de energia sustentável com cerca de 60 projetos de energia eólica e solar, totalizando mais de 2.600 MW em todo o mundo. A aquisição prevê a opção de compra total da companhia em três anos.
 
A iniciativa está alinhada com a estratégia da Vestas em investir em tecnologia, permitindo o desenvolvimento de soluções de energia sustentável que atendam à demanda atual e futura de seus clientes, além de potencializar parcerias para a elaboração de projetos em mercados específicos. “Com a aquisição de uma participação minoritária da Sowitec, a Vestas ganha acesso a uma estrutura de desenvolvimento independente que fortalece nosso portfólio de codesenvolvimento e melhora nossas soluções e capacidade em mercados estratégicos na América Latina. A Vestas continua investindo em soluções que atendem às crescentes necessidades de nossos clientes e contribuindo com seu processo de transição energética”, diz Juan Araluce, diretor de vendas da Vestas.
 
Com base no histórico comprovado da Sowitec no desenvolvimento de projetos de energia solar fotovoltaica, a aquisição também fortalece a oferta da Vestas em soluções de usinas híbridas. Os projetos híbridos estão surgindo como uma solução amigável e econômica que pode armazenar e fornecer energia renovável para a rede quando necessário e assim aumentar a penetração da energia eólica onshore. A aquisição, que está sujeita à aprovação regulatória, deverá ser finalizada durante o segundo trimestre de 2019 e não terá impacto significativo nos ganhos da Vestas.