ÁGUA

Veolia constrói três unidades de tratamento para Fibria

22/09/2015

A Veolia Water Technologies Brasil assinou contrato para construir três unidades para produção de água desmineralizada, tratamento de água bruta e tratamento de efluentes na nova linha de produção de celulose da Fibria, localizada em Três Lagoas (MS). O contrato EPC (engineering, procurement and construction) é para o projeto Horizonte 2, que envolve a construção, na Unidade de Três Lagoas, de uma segunda linha de produção com capacidade de celulose anual de 1,75 milhão de toneladas.

Após a expansão, prevista para entrar em operação no quarto trimestre de 2017, a unidade do Mato Grosso do Sul atingirá capacidade de produção anual total de 3,05 milhões de toneladas de celulose. Desta forma, a capacidade de produção de celulose da Fibria passará das atuais 5,3 milhões de toneladas/ano para mais de 7 milhões de toneladas/ano em todas as suas unidades. O investimento da Fibria na ampliação de Três Lagoas é equivalente a cerca de US$ 2,5 bilhões.

A Veolia se responsabilizará pelo projeto e construção das três unidades utilizando seus processos patenteados. A primeira unidade usará osmose reversa para produção de água desmineralizada, unidade para polimento de condensado e unidade para produção de água de selagem para produzir 16.600 m3/dia de água desmineralizada para caldeiras. A segunda unidade contará com o processo de clarificação Actiflo® de alta taxa combinado com filtros TGV para tratar 185.000 m3/dia de água bruta antes de ser utilizada no processo de produção de celulose. Por último, os efluentes da fábrica de celulose vão para uma terceira unidade, na qual o processo AnoxKaldnes™ BAS™ (MBBR + lodo ativado) tratará 166.000 m3/dia de águas residuais. Esta última unidade será projetada com supervisão da unidade de negócios da Veolia, a Aquaflow-FinIândia, que é especializada em tratamento de efluentes para indústrias de papel e celulose.

A estação de tratamento de efluentes foi desenvolvida de acordo com as normas ambientais e padrões de tratamento, atendendo aos níveis de qualidade impostos pelo estado do Mato Grosso do Sul, o que garante que a água descartada atende aos mais altos níveis de qualidade. Todas as três unidades de tratamento de água serão equipadas com processos conhecidos por fornecer alta eficiência, reduzida construção civil e a robustez/confiabilidade necessárias. “Em todo o mundo, a Veolia realiza parcerias com indústrias em busca da melhoria do desempenho ambiental e econômico. Estamos muito orgulhosos de estar envolvidos neste projeto com a Fibria e de trabalhar para direcionar a produção de forma eficaz em termo de custos, enquanto em conformidade com as regulamentações ambientais rigorosas do Estado de Mato Grosso do Sul”, comenta Ruddi de Souza, diretor geral de Design & Build da Veolia Water Technologies para a América Latina. A inauguração das três unidades de tratamento está prevista para o quarto trimestre de 2017.

Tags