AUTOMAÇÃO

Vector em projeto de integração do São Francisco

05/06/2017
Para minimizar o sofrimento e as dificuldades que a seca tem causado na região Nordeste, o Governo brasileiro tem investido no Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), que beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 localidades nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de 294 comunidades rurais às margens dos canais.
 
O plano consiste em dois eixos de distribuição de água: o Leste, com 217 quilômetros de extensão, e o Norte, com 260 quilômetros. Para prover água por esses 477 quilômetros de canais, muita tecnologia teve que ser implantada para a operação conjunta de sistemas elétricos, de telecomunicações, centrais de controle, estações de bombeamento, entre outros. 
 
Dentro desse escopo, um dos destaques foi o fornecimento feito pela Vector Engenharia e Sistemas de Automação. De acordo com Matheus Pereira, Analista de Gestão da empresa, a Vector foi responsável pela implantação do Sistema de Automação (SDSC) e Sistema de Telecomunicações nas unidades do Trecho V do Eixo Leste, que compreende seis Estações de Bombeamento (EB’s) com potência total de 50,8 MW, 10 Estruturas de Controle (EC’s - Comportas) e 12 Tomadas D’Água de Uso Difuso (TUD’s), e também nas unidades dos Trechos I e II do Eixo Norte, contemplando três EB’s com potência total de 54,22 MW, 8 EC’s e 12 TUD’s. 
 
Pereira relata que coube ainda à Vector os testes e comissionamento do sistema elétrico e o apoio à coordenação dos testes necessários para a partida das EB’s, “promovendo a integração das atividades entre todas as empresas e fornecedores envolvidos, a fim de compatibilizar o cronograma de partida das estações com as metas estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional”.
 
Nos últimos 10 meses, as obras do Eixo Leste foram aceleradas e as águas do Rio São Francisco já estão no estado da Paraíba. “Nesse esforço do Governo Federal em acelerar as obras do Eixo Leste, a Vector realizou a partida de quatro EB’s em dois meses”, detalhou o Analista de Gestão.
 
Fundada em 1991, a Vector é especializada em projetos, soluções e obras de automação e elétrica para os segmentos de saneamento básico, sistemas hídricos, óleo e gás, meio ambiente e energia elétrica para empresas públicas e privadas.