Unilever quer reduzir uso pela metade

04/06/2021

Com o mote ‘Melhor plástico, menos plástico e nenhum plástico’, a Unilever tem reunido esforços de diferentes áreas e todas as suas marcas de higiene pessoal, cuidados com a casa e alimentos, para reduzir à metade, até 2025, o uso do plástico de uso único. A empresa quer oferecer ao mercado embalagens seguras, eficientes e ao mesmo tempo mais sustentáveis, que sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, e que tenham pelo menos 25% de resina de plástico pós-consumo. 

No portfólio de cabelos da Unilever recentemente a empresa relançou todos os xampus, condicionadores, cremes para pentear e cremes de tratamento em novos frascos feitos com plástico 100% reciclado e reciclável no Brasil e Estados Unidos, dois dos principais mercados para a marca.

No portfólio de alimentos, a inovação aconteceu com os plásticos flexíveis. A empresa, em 2020, foi premiada por trazer pela primeira vez ao mercado brasileiro embalagens de plástico flexível mono-material. Na área de produtos para limpeza, a inovação veio através da concentração de fórmula. Uma das marcas de sabão por exemplo, com fórmula seis vezes mais concentrada, está no mercado em garrafas que utilizam 72% menos plástico e 50% de plástico reciclado. Com isso, a marca deixou de usar cerca de 580 toneladas de plástico virgem por ano nas embalagens, o que equivale ao peso de mais de cinco milhões de garrafas que, se enfileiradas, cobririam quatro vezes a extensão de todo o litoral paulista. A tecnologia de ativos concentrados permite que os produtos fiquem cada vez menores, e demandem menos embalagens que depois viram lixo, além de usar menos água no processo de fabricação e reduzir a emissão de gases que causam efeito estufa. 

No mesmo caminho, outras marcas já diminuíram em 50% a resina pós-consumo nas embalagens. No total, a Unilever devolveu para a economia, na forma de plástico reciclado, quase 11 mil toneladas de resina pós-consumo. A quantidade é equivalente a 68 aviões Airbus A380F Cargo.

"Como organização, entendemos que é preciso um olhar holístico para avançar na agenda da redução do plástico. Por meio do foco em inovação, estamos trazendo soluções disruptivas e eficientes, onde toda a cadeia de valor se beneficia. Isso passa por analisar processos, fórmulas, designs, serviços e fornecedores para repensar o impacto dos nossos produtos na sociedade. A responsabilidade socioambiental guia a estratégia de negócios da companhia há mais de uma década, e vamos avançar progressivamente em todo nosso portfólio impactando nossos consumidores, clientes, distribuidores e o nosso negócio", explica Juliana Marra, gerente de assuntos corporativos da Unilever Brasil. Os compromissos da Unilever para o plástico englobam ainda, além da redução, coletar e processar mais embalagens plásticas do que põe no mercado.