EFEITO ESTUFA

Unidade de abatimento de gases faz dez anos

15/01/2018
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, completou dez anos de operação ininterrupta da unidade industrial de abatimento de gás de efeito estufa instalada no complexo industrial São Francisco, em Paulínia (SP). A empresa eliminou quase 60 milhões de toneladas de CO2 equivalente no período, o que corresponde a retirar de circulação uma frota da ordem de 10 milhões de veículos movidos a combustível fóssil.
 
A unidade foi construída dentro do escopo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, do Protocolo de Kyoto. A fábrica elimina da atmosfera o óxido de nitrogênio (N2O), considerado um gás de efeito estufa. É o maior projeto da era Kyoto em funcionamento na América Latina, e está entre os dez maiores do mundo. O projeto contribui ainda para as metas de redução de emissões de carbono do Grupo Solvay e da indústria química brasileira.
 
O Grupo Solvay fixou o objetivo global de até 2025 (tendo como base o ano de 2015), reduzir em 40% a intensidade das emissões de gases de efeito estufa e ter 50% de seu faturamento associado a soluções sustentáveis. Em três anos, reduziu em 30% a intensidade das emissões, e as soluções sustentáveis já respondem por 43% do faturamento.