Unidade da Bélgica vai transformar resíduos em biocarvão

26/12/2023
O projeto reduzirá as emissões de carbono da usina em 112.500 toneladas ao ano

A ArcelorMittal Bélgica inaugurou a planta Torero de conversão de resíduos de madeira em biocarvão para uso no alto-forno de sua unidade siderúrgica em Gent. O primeiro biocarvão produzido na central de Torero, por meio de um processo conhecido como torrefação, foi utilizado com sucesso num alto-forno em Gent, em 18 de dezembro. O projeto reduzirá as emissões de carbono da usina em 112.500 toneladas ao ano, ao reduzir o uso de carvão fóssil no alto-forno. A planta de demonstração em escala industrial da Torero converterá 88 mil toneladas de resíduos de madeira em 37.500 toneladas de biocarvão anualmente.

O biocarvão é utilizado no processo de alto-forno que resultará na produção de biogás, combustível que será capturado e transformado em etanol pela instalação Steelanol da ArcelorMittal Gent, o primeiro projeto de captura e utilização de carbono (CCU) da Europa. A produção industrial de etanol começou na planta Steelanol em novembro de 2023, rumo à jornada para o comissionamento completo da instalação. O etanol pode ser utilizado como alicerce para a produção de uma variedade de produtos químicos, incluindo combustíveis para transportes, tintas, plásticos, vestuário e até perfumes cosméticos, ajudando assim a apoiar os esforços de descarbonização do sector químico.

O projeto Torero é apoiado por financiamento europeu do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia. O consórcio do projeto consiste em toda a cadeia de valor, composta pela ArcelorMittal, Organizações de pesquisa especializadas, como Joanneum Research, University of Graz e Chalmers Technical University e desenvolvedores da tecnologia de processo de carbonização : Perpetual Next (anteriormente TorrCoal) A fase de construção do projeto, iniciada em 2018, gerou 70 empregos externos. A operação da planta Torero gerará 16 novos empregos diretos permanentes na ArcelorMittal Bélgica. A ArcelorMittal Europe tem a ambição de reduzir as emissões de CO2 em 35% até 2030 e a ambição de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.