ENERGIAS LIMPAS

Uma usina solar do tamanho de Paris

07/05/2018

As areias do deserto do Saara, no Marrocos, estão abrigando uma usina solar do tamanho de Paris, contribuindo para que o continente mude rapidamente a forma como produz energia. As placas solares cobrem uma área de aproximadamente 1,4 milhão de metros quadrados, mais ou menos equivalente àquela que é ocupada pela capital francesa.

A primeira fase da usina gerou eletricidade suficiente para abastecer 650 mil residências quando foi ligada, em 2016. Em 2020, ou talvez antes, a usina, que custou US$ 9 bilhões, vai gerar 580 megawatts, o que dá para suprir mais de um milhão de residências.

Localizada próximo à cidade de Ouarzazate, que é conhecida como a porta de entrada para o deserto do Saara, a usina, que foi batizada com o nome de Noor (que em árabe significa luz) poderá propiciar o surgimento de uma nova indústria para um país que até não muito tempo importava 97% de seu consumo energético. O Marrocos pretende, no futuro próximo, exportar energia a partir de fontes limpas para a Europa e outros lugares do continente africado.

Na primeira fase, a planta tem capacidade para fornecer 160 MW, mas a capacidade máxima projetada é de 580 MW, permitindo que o país reduza em milhares de toneladas as emissões de carbono. Mais três fases deverão estar em funcionamento até meados de 2018.

O Marrocos pretende gerar 42% de sua energia a partir de fontes renováveis (energia solar, eólica e hidrelétrica) até 2020, aumentando para 52% até 2030.

A usina Noor utilizou métodos inovadores para gerar e armazenar os raios do sol, particularmente os mais recentes desenvolvimentos em energia solar concentrada: os raios solares são concentrados em um óleo sintético que passa pelos tubos e aquece a 350oC, criando um vapor d´água que aciona um gerador movido a turbina.