Um modelo de cidade inteligente

16/05/2021
Cidade de Toro (Espanha) implementou um sistema de sensorização e monitorização dos principais serviços urbanos.

A Acciona e a Câmara Municipal da cidade de Toro, localizada na província de Zamora (Espanha) implementaram um sistema de sensorização e monitorização em tempo real dos principais serviços urbanos em andamento na cidade. A ação transforma a região em uma das cidades inteligentes mais avançadas da Europa.

O sistema conta com 200 sensores sem fio, de baixo consumo e conectados a uma central com dados da iluminação urbana em tempo real, além do ciclo integral da água, da coleta de lixo, da gestão de parques e jardins municipais e também de veículos de manutenção urbana. Já os dispositivos de monitoramento são responsáveis pelas informações de cada um desses serviços, analisados por meio de uma tecnologia de Big Data para tomar decisões de gerenciamento em tempo real, capazes de afetar alguns serviços. 

Na parte de iluminação da cidade de Toro, os sensores determinam ou não a necessidade de acender os pontos de luz públicos, pois permitem ajustar a iluminação à luz real que existe em todos os momentos (não só com base no tempo, mas também nas condições meteorológicas, etc.). Em relação ao lixo e reciclagem, foram instalados sensores de enchimento e temperatura para determinar as rotas de coleta de lixo, evitando acúmulos ocasionais de resíduos e odores, além de deslocamentos desnecessários. Desta forma, o cidadão ganha com o serviço e se evita emissões de CO2 e custos operacionais. Os veículos de serviço urbano (manutenção e obras municipais) e jardinagem ganharam o monitoramento via sensores para a posição desses veículos e reduzir o tempo de resposta em caso de incidentes e otimizar as rotas.

Na área hídrica, os hidrômetros ganharam sensores que realizam monitoramento dos aparelhos. Também foram instalados sensores Ad-Hoc. Isso protege o meio ambiente, reduz possíveis perdas de água e evita problemas de faturamento excessivo devido a vazamentos não detectados. Além disso, ao facilitar a solução de problemas, as falhas de água são minimizadas. Além dos sensores, o projeto, denominado “Smart Water Lights”, prevê a implantação de uma rede de comunicação sem fio de baixo consumo, que permite a transmissão de dados por longas distâncias. A tecnologia irá reduzir o consumo de bateria para que os sensores instalados tenham uma longa autonomia de funcionamento. 

Desde 2001, a Acciona gere os serviços de água da cidade de Toro (abastecimento, saneamento e purificação da água). A empresa tem concessão de 25 anos. O contrato inclui a gestão de assinantes, leitura de contadores, controle de qualidade da água, reparação de avarias, realização de novas redes e ligações, manutenção de captações e D.A.R., entre outros.