OCEANOS

UE, Brasil e África do Sul assinam acordo do Atlântico Sul

24/07/2017
Autoridades da União Europeia, Brasil e África do Sul assinaram a Declaração de Belém sobre Cooperação em Investigação e Inovação do Oceano Atlântico. O acordo foi celebrado durante o evento “A New Era of Blue Enlightenment” realizado entre 12 e 14 de julho em Lisboa, Portugal. A ideia é reforçar os objetivos de cooperação mútua relacionados com a proteção de ecossistemas marinhos e ligações entre oceanos e clima.  
 
Para o Coordenador-geral de Oceanos, Antártica e Geociência, do MCTIC,  Andrei Polejack, este acordo tripartido é um salto muito importante para os países envolvidos, porque amplia o conhecimento no Atlântico Sul, até então muito pouco estudado. “Essa aliança tratará todo o oceano como uma única bacia, a fim de entender melhor o seu funcionamento. Vai unir as ações da cooperação Sul-Sul, deixando um legado para a questão da sustentabilidade do Oceano”, explicou.   O evento foi importante para o intercâmbio de informações e experiências sobre pesquisa marítima, com base em prioridades definidas em conjunto para a abertura de uma cooperação mais ampla em futuros projetos conjuntos de investigação colaborativa focados no Atlântico. 
 
Além de representantes do MCTIC, a delegação brasileira foi composta por 15 investigadores de universidades e institutos, e participantes das agências de fomento. Segundo Andrei Polejack, este “evento é importante, pois vai unir esforços das grandes nações científicas do Atlântico Sul, a fim de gerar conhecimento e troca de experiências”. Além do acordo, o evento debateu outros temas como abordagens climáticas e ecossistêmicas, sistema de observação e previsão da terra e do oceano, segurança alimentar, gestão das pescas e aquicultura e biodiversidade, tecnologia oceânica e investigação polar, especialmente, as interconexões entre o Atlântico e a Antártica.