GAMES

Trata Brasil lança jogo sobre saneamento

15/06/2018
O Instituto Trata Brasil, em parceria com alunos do curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, lançou o jogo “Trata City”, baseado na realidade da vida das pessoas na comunidade Seringueira, localizada no Itaim Paulista (SP). O jogo estará disponível para Android na plataforma Google Play. 
 
Para o desenvolvimento do jogo, os estudantes observaram a vida dos moradores desta área irregular da cidade que não possuem serviços adequados de saneamento básico, de forma a tornar o game ainda mais próximo da realidade de milhões de brasileiros que vivem nesses locais, denominados, no SENSO 2010, como “aglomerados subnormais”. 
 
No game, o jogador irá percorrer um cenário virtual da comunidade e executar ações de conscientização junto à comunidade, como organizar mutirões, construir locais que melhorem a qualidade de vida, consertar os encanamentos e vazamentos, além de recolher o lixo para melhorar a vida das pessoas. Cada benefício gerado para a comunidade irá gerar pontos nas barras de água, esgoto e lixo e consequentemente melhorar as barras da saúde e da qualidade de vida.
 
De acordo com indicadores oficiais do Ministério das Cidades (ano 2016), o Brasil tem ainda cerca de 35 milhões de cidadãos sem acesso à água potável, mais de 100 milhões sem coleta de esgoto e somente 44% dos esgotos do país são tratados. As perdas de água potável nas redes de distribuição continuam na marca dos 38%.