RIOS

Tietê celebra mais um aniversário

22/09/2015

O rio Tietê comemorou, dia 22 de setembro, mais um aniversário de sua história centenária, quando o Clube Esperia foi fundado. Na época, o Tietê recebia competições náuticas e aquáticas e era também um dos pontos de lazer preferido dos paulistanos que se reuniam às margens do rio para piqueniques e programações em família.

O Esperia tem em seu arquivo histórico inúmeras imagens raras, troféus, medalhas, documentos, jornais e revistas da época. André Bertin, Historiador, responsável pela memória do Clube, cuida pessoalmente da preservação de cada item. "Recebemos muitos associados, visitantes, estudantes, jornalistas, historiadores e até mesmo familiares de atletas que participaram de competições em busca de informações e fotos de época. É sempre um grande prazer, cada visitante traz uma necessidade a ser revivida". A história do Tietê está à disposição para que os mais de seis mil associados possam conhecer um pouco mais sobre os fatos que unem o Esperia e o Rio Tietê.

O clube não guarda sua história apenas com artefatos únicos, mas principalmente através de seus ex-atletas. Vital Costa e Levon Dermendjian, por exemplo, representaram o Clube e conquistaram diversas medalhas e troféus e hoje, emocionados, compartilham lembranças com a juventude que tem dificuldade em acreditar que um dia o Tietê já foi limpo. Os dois ainda são associados e memórias vivas dessa época.

"O Esperia foi criado às margens do Rio Tietê e preservar essas lembranças é nosso papel. Esperamos que dessa forma possamos contribuir também para a conscientização da necessidade de preservá-lo", comenta o Presidente do Clube, Armando Perez Maria.

Tags