SANEAMENTO

Tema da Campanha da Fraternidade em 2016

04/11/2015

O Instituto Trata Brasil se une à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, para discutir o Saneamento Básico no Brasil sob o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, escolhido para a próxima Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), a ser lançada oficialmente na quarta-feira de cinzas, início da quaresma de 2016.

Dados publicados pelo SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, referentes ao ano de 2013, mostram dados alarmantes: mais da metade dos brasileiros não têm acesso às redes de coleta de esgoto e apenas 39% dos esgotos gerados no país recebem alguma forma de tratamento; 35 milhões de pessoas não possuem água tratada; 5 milhões de pessoas não têm acesso a banheiros; e que 37% da água potável é perdida em vazamentos, “gatos” ou problemas de medição.

Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil informa que há mais de dois anos a entidade vinha apresentando argumentos para a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a fim de que o Saneamento Básico, em seus pilares de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, fosse considerado entre os possíveis temas das próximas Campanhas da Fraternidade. “Como havia a decisão da Campanha de 2016 ser ecumênica, a CNBB encaminhou a sugestão de tema para o CONIC. Em reunião para a definição da temática, a Comissão Ecumênica responsável pela IV CFE acolheu a proposta do Trata Brasil. A opção pelo tema se deu pelo fato do Saneamento ser um direito humano e uma infraestrutura essencial ao meio ambiente e à saúde das pessoas, em especial aos mais vulneráveis. Além disso, essa é uma problemática com pouca visibilidade em nosso país”.

O objetivo geral da CFE será o de “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenhamo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”. A proposta é que todos os parceiros e igrejas envolvidos na articulação promovam discussões e debates regionais mostrando a importância de haver políticas públicas mais eficazes e que permitam que mais pessoas possam receber os serviços básicos.

Em outubro passado, o Instituto Trata Brasil já iniciou um ciclo de apresentações pelo país, em parceria com as coordenações regionais do CONIC, visando levar a mensagem da Campanha da Fraternidade Ecumênica. A CFE também usará as tradicionais ferramentas de comunicação (cartazes, vídeos, sermões, músicas) nas celebrações a fim de atingir o maior número de brasileiros.

O CONIC é um Conselho Ecumênico formado pelas Igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.