CLIMA

Tecnologia reduz emissões na indústria do vidro

15/12/2015

Durante a COP 21, realizada na França, o Comitê Franco-Chinês concedeu à Air Liquide o Prêmio Inovação 2015 para Soluções Climáticas, por sua tecnologia de transferência de calor por oxi-combustão, uma inovação que possibilita a redução dos impactos ambientais nos processos de fusão de vidro.

Como a indústria vidreira requer uma grande quantidade de energia para alcançar temperaturas elevadíssimas para o processo de fusão, a eficiência energética e a redução das emissões são fatores essenciais no processo. A oxi-combustão, tecnologia baseada no enriquecimento do ar com oxigênio puro, é largamente utilizada pelas indústrias de vidros e metais para melhoria do processo de combustão e redução das emissões poluentes, além de possibilitar a economia de combustível.

De acordo com a Air Liquide, a tecnologia, que foi desenvolvida em seu centro de pesquisa e desenovolvimento, é inovadora e torna o processo ainda mais eficiente. A tecnologia de transferência de calor tem como base o princípio de extrair o calor dos fumos da combustão e utilizá-los para aquecer o oxigênio, o combustível e, assim, maximizar o desempenho da oxi-combustão em 10%. Comparada com a combustão a ar, a tecnologia da Air Liquide reduz em até 50% o consumo de energia e as emissões de CO2.

Para desenvolver a nova tecnologia, as equipes de P&D da Air Liquide projetaram um equipamento “seguro e confiável”, inteiramente integrado aos fornos de fusão de vidro.

Segundo François Darchis, membro do Comitê Executivo da Air Liquide, diretor de Inovação e da Linha de Negócios do setor Comércio Industrial, comentou que a premiação “distingue a liderança da Air Liquide na inovação”.