Tecnologia para reciclagem de filmes plásticos multicamada

04/06/2023
Desenvolvida pela empresa Deink, a tecnologia soluciona as restrições econômicas e operacionais que existiam para a recuperação destes conhecidos pelas dificuldades e limitações na reciclagem.

A Deink Brasil lançou uma tecnologia inovadora de reciclagem do resíduo plástico multicamada e multimaterial. Desenvolvido 100% pela empresa, o processo inaugura uma nova era na reciclagem de filmes plásticos multicamada ao solucionar as restrições econômicas e operacionais que existiam para a recuperação e reutilização dos resíduos pós-consumo. Até o momento, os produtos eram tratados como não recicláveis e destinados a aterros e reciclagem energética, com prejuízos ao meio ambiente. 

Com a tecnologia de delaminação e desmetalização, a Deink proporciona o reaproveitamento das embalagens laminadas e a utilização da resina gerada como matéria-prima para diversas indústrias, como linha branca, eletrodomésticos, injeção em geral, bem como embalagens flexíveis tais quais filmes e rótulos. “É um processo químico dentro de uma linha de reciclagem mecânica, uma reciclagem híbrida com potencial de uso global”, explica Marcelo Mason, Head de Sustentabilidade & ESG da Deink Brasil, empresa especializada em inovação e tecnologia em reciclagem de resíduos plásticos. Segundo ele, a conquista da Deink pode ser definida como desenvolvimento de um ciclo fechado e sustentável, utilizando soluções químicas sem solventes.

O filme plástico multicamada tem em sua composição resinas plásticas diferentes, verniz, tinta, adesivo e metal. No processo de reciclagem atual, o filme plástico tem aplicações limitadas e geralmente de cor preta, como tampas, prateleiras, baldes, vasos. São aplicações que não chegam a 5% dos resíduos e que apresentam baixa qualidade devido à presença da tinta e do metal.
Com o processo de delaminação separa-se as camadas de plásticos, além de remover as camadas de metal, tintas e vernizes de embalagens, como as de snacks e biscoitos, e, ao final do processo, é gerada uma resina natural com características e performance similares à resina virgem. “Já havíamos conquistado a tecnologia inovadora de destintamento, que promove a remoção total das tintas dos resíduos plásticos impressos, e queríamos ir mais longe, encontrar outras novas soluções. Alcançar agora o domínio do processo da delaminação é um verdadeiro marco no setor de reciclagem de plástico”, destaca Marcelo Mason.

Fundada em 2017 por Rogério Mani, hoje à frente do Conselho de Administração da companhia, a Deink trouxe para o Brasil com exclusividade a inovadora tecnologia de destintamento e investirá R$ 85 milhões, em uma nova planta em Itupeva (SP), com área de 30 mais de 30 mil m² e capacidade de produção instalada de 25 mil toneladas/ano. A Deink planeja contar com 10 linhas de fabricação utilizando a nova tecnologia até 2030, não apenas no Brasil como também em plantas no exterior.