ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Suez amplia atuação no Brasil

25/09/2018
A Suez ampliou o seu portfólio e agora está apta a realizar estudos de viabilidade de perfuração de poços de forma sustentável, reabilitação e manutenção de poços existentes com a utilização de novas tecnologias e gestão de ativos por meio de softwares inteligentes  (Well Watch). 
 
A empresa já atua nessa área em países como Estados Unidos, Espanha e França, tanto no âmbito da indústria quanto no do abastecimento da população. No Brasil, a Suez responde pela manutenção de mais de 30 poços de uma grande mineradora em parceria com a DH Perfuração de Poços nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, entre outros.
 
“Essa nova frente de trabalho permite que atuemos desde a captação até a disponibilidade final de água aos clientes, utilizando tecnologias integradas na gestão da manutenção e operação de poços”, diz Flávio Lemos, diretor de Operações da Suez. A ferramenta Well Watch facilita a análise de dados e a tomada de decisão, contribuindo para o aumento da vida útil dos poços, redução dos gastos de energia e otimização dos custos operacionais.
 
O abastecimento de água por meio de captação subterrânea no Brasil atende cerca de 48% da população, sendo que no estado de São Paulo, 331 dos 645 dos municípios são abastecidos por poços. Segundo a Suez, isso demonstra que há um grande mercado que necessita de serviços para aumentar a vida útil desses poços, protegendo os recursos hídricos com acesso sustentável às águas subterrâneas.