TECNOLOGIA

SRB e BVRio lançam Portal da Sustentabilidade

25/05/2015

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Bolsa de Valores Ambientais (BVRio) lançam no próximo dia 02 de junho o Portal da Sustentabilidade para disciplinar o registro ambiental de propriedades rurais em todo o País. O portal pretende facilitar a inscrição dos produtores no Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico criado para classificar propriedades e posses rurais.

Além de fomentar a adequação de imóveis rurais, o Portal da Sustentabilidade apoiará todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal), em especial as gestões públicas dedicadas ao desenvolvimento do agronegócio e à proteção ambiental, no planejamento de políticas públicas, a partir da conciliação entre a produção agrícola e a manutenção dos ativos florestais. A criação do portal também visa agilizar a negociação de Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) para fins de compensação de reserva legal. “Ao apoiar o desenvolvimento da plataforma, a Sociedade Rural Brasileira reafirma o compromisso de auxiliar produtores em todo o País a cumprir a lei, sem perder o potencial de sua área produtiva”, diz Gustavo Diniz Junqueira, Presidente da SRB. “Este compromisso também consiste em extraordinária oportunidade para avançarmos no desenvolvimento econômico das áreas rurais e na ampliação do acesso a mercados internacionais”.

Na ocasião do lançamento haverá também balanço sobre a implementação do Código Florestal, as perspectivas para os próximos anos e o mecanismo de remuneração dos ativos ambientais. O evento de lançamento acontecerá na sede da SRB, em São Paulo, das 8:00h às 12:00h. Maiores informações sobre o lançamento podem ser obtidas nos sites das organizações : www.bvrio.org e www.srb.org.br