BENTLEY

Soluções para sistemas de drenagem

25/09/2018
A Bentley lançou novas soluções para simulações hidráulicas e hidrológicas 3D, voltadas para avaliação de costas, rios e enchentes em sistemas de drenagem urbanos durante a Fenasan 2018. A empresa mostrou também as novidades na área de operações de sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgotos, com soluções que integram os modelos hidráulicos à operação em tempo real, conectando-os com dados meteorológicos e previsões climáticas para estudos preditivos e melhores tomadas de decisão.
 
Entre as principais novidades está o MOHID Studio, um software completo de modelagem de inundação para compreender e atenuar riscos de inundação em sistemas urbanos, fluviais e costeiros. Ele simula inundações e ajuda a identificar obstáculos e focos de problemas que prejudicam a capacidade dos sistemas de drenagem de águas pluviais. A ferramenta simula com precisão eventos, como chuvas torrenciais, rompimento de barragens, derretimento rápido de gelo/neve, tempestades costeiras e tsunamis. 
 
Já o AssetWise é uma solução que otimiza e administra o desempenho e confiabilidade de qualquer ativo de infraestrutura complexo, de alto custo ou de alto risco. A solução proporciona ainda um sistema de gestão da informação operacional e de manutenção para gerenciar devidamente os ativos de águas e esgoto. Os softwares de modelagem, análise e gerenciamento de redes de água e esgoto, respectivamente, WaterGEMS e SeweGEMS, apresentaram o Update 1 da versão CONNECT Edition. A atualização trouxe melhorias na manutenção do modelo hidráulico, além de melhorias no gerenciamento de informações do modelo para rastrear as mudanças ocorridas. O usuário também consegue adicionar planos de fundo online com as imagens do Bing Maps (imagens de satélite), além de salvar modelos em pasta compactada, facilitando a circulação da informação. 
 
Outra novidade da Bentley são os softwares para o cadastro GIS de infraestruturas (Bentley Map), para o gerenciamento de toda a informação e documentação de engenharia para acelerar fluxos de trabalho e colaborar entre equipes (ProjectWise), bem como para o ciclo de vida de Plantas de Tratamento de Água e Esgoto. “Com nossas recentes novidades, iremos difundir no mercado brasileiro mais soluções computacionais para otimizações de operações de abastecimento de água e coleta de esgotos, otimizando os serviços entregues, podendo reduzir gastos operacionais’, afirma Douglas Miranda, Engenheiro Civil e Especialista em Soluções para Saneamento da Bentley Systems.