AMAZÔNIA

Software pode ajudar a conter desmatamento

25/09/2019
O Código da Consciência é um software gratuito e de código aberto que pode ajudar a conter desmatamentos, como os da Amazônia. A ferramenta pode ser instalada em máquinas pesadas e avisa os operadores, caso os equipamentos estejam em área que não pode ser desmatada. “Uma empresa de equipamentos pode inserir esse código nas suas máquinas e depois decidir, por exemplo, sobre o desligamento dos maquinários, a cada três minutos, se estes estiverem em áreas protegidas. O motorista receberá uma mensagem informando que tem que se afastar daquela área”, diz Hugo Vieira, publicitário português ganhador de um Leão de Ouro em Cannes e diretor criativo da agência AKQA, morador no Brasil há 14 anos e uma das cabeças por trás do projeto. O software pode ser baixado pelo site www.codeofconscience.org
 
A informação sobre essas áreas vem de uma base de dados da própria ONU, que mapeia as regiões naturais protegidas em todo o planeta. A realidade atual na Amazônia mostra que a necessidade de iniciativas desse tipo é urgente – e por isso o apelo à utilização do código, principalmente pelos fabricantes, veio de quem é mais direta e imediatamente afetado pelo desmatamento. “O Brasil é o coração da Terra. Mas alguns têm pressa em desmatar, têm ganância por madeira e vão derrubando as árvores.”, diz o cacique Raoni Metuktire, líder do grupo indígena Caiapó. Os dados do INPE mostram que em julho de 2019 o desmatamento na região aumentou 278%.
 
O convite para o uso do Código foi enviado a dez dos maiores fabricantes de equipamentos pesados de todo o mundo. A ferramenta pode ser implantada apenas em máquinas novas, mas um chip também foi desenvolvido para ser inserido em máquinas antigas, já em uso. “Isto não é um projeto contra as empresas. Elas não têm culpa que os humanos peguem nas suas máquinas e as usem para fins ilegais. As empresas podem controlar se querem fazer parte da solução.”, diz Vieira.