Shell e Gerdau firmam acordo para parque em MG

09/02/2022
O parque solar fornecerá 50% do volume produzido para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil.

A Shell e a Gerdau firmaram acordo vinculante para a formação de uma joint-venture (50% cada empresa) para o desenvolvimento, construção e operação de um novo parque solar no Estado de Minas Gerais, a ser construído em 2023, após ser tomada a decisão final de investimento. O acordo ainda depende de aprovação das condições precedentes, entre elas a aprovação das autoridades regulatória e concorrencial brasileira, que estabelece as premissas para a atividade da joint-venture na geração e contratação de longo prazo para a aquisição de energia limpa.

O parque solar terá capacidade instalada de aproximadamente 260MWp, e fornecerá 50% do volume produzido para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução, enquanto a outra metade será negociada no mercado livre por meio da Shell Energy Brasil, a comercializadora de energia da Shell. 

A parceria poderá viabilizar o desenvolvimento de aproximadamente 1/3 da capacidade total do parque solar. A Shell continuará à procura de outros clientes de longo prazo - como autoprodutores, por exemplo - para endereçar o volume remanescente do complexo. A iniciativa com a Gerdau está alinhada à estratégia global do Grupo Shell de oferecer soluções de energia limpa a clientes e avançar na descarbonização, representando mais um importante investimento na jornada pela transição energética. Em 2021, o Grupo Shell firmou publicamente o compromisso global de atingir emissões líquidas zero até 2050, com a meta complementar de redução de emissões absolutas em 50% até 2030 em comparação a 2016. 

Já a Gerdau quer reduzir suas emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 de seu inventário, para 0,83 t de COe por tonelada de aço, valor 50% inferior à média global da indústria do aço. Atualmente, a Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (COe), de 0,93 t de COe por tonelada de aço, quando comparada com a média global do setor, de 1,89 t de COe por tonelada de aço, segundo os dados de 2020 divulgados pela World Steel Association (worldsteel). “Estamos dando mais um importante passo na construção de um portfólio robusto em energias renováveis no Brasil, reforçando a diversificação dos nossos negócios, sempre em linha com o nosso propósito de prover mais energia e de forma cada vez mais limpa. Ficamos muito contentes com essa parceria estratégica e orgulhosos pelo reconhecimento na Shell como player importante no desenvolvimento de soluções em energia limpa, de forma confiável e competitiva”, celebra o diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil, Guilherme Perdigão.

O segundo parque solar em parceria com a Shell reforça o compromisso da Gerdau de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa nos próximos anos no Brasil e no mundo. “Nossos investimentos em energia renovável fazem parte de um plano mais amplo de diversificação de negócios complementares ao aço. Estamos avaliando também oportunidades em energia eólica nas Américas”, afirma Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau.

Tags