SGB identifica área para instalar aterro em Barcarena

04/11/2023
Os pesquisadores realizaram Avaliação Técnica de Área Destinada à Implantação de Aterro Sanitário no município e constataram locais apropriados para a finalidade

Um estudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) pode ajudar a encerrar as atividades do lixão de Barcarena (PA). Os pesquisadores realizaram Avaliação Técnica de Área Destinada à Implantação de Aterro Sanitário no município e constataram locais apropriados para a finalidade. O trabalho atendeu à demanda da prefeitura e foi realizado em apoio à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o fim dos lixões até 2024.
Para a definição das áreas, o SGB utiliza critérios técnicos, ambientais, econômico-financeiros e político-sociais. O SGB realiza uma série de estudos e análises que geram informações diversas, como as características do solo e o nível do lençol freático das áreas selecionadas previamente. A avaliação também considera a estimativa da população municipal e da produção de resíduos domiciliares em 20 anos.

A secretária municipal de Meio de Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena, Juliana Nobre, destacou que a atuação do SGB é essencial para suprir demandas municipais diante da carência de equipe técnica e equipamentos especializados. Para Nobre, o estudo representa um marco para o fim do lixão. “Tínhamos muita dificuldade para encontrar áreas, e o SGB ajudou muito. A partir desse momento, com a identificação de áreas por meio do estudo, a gente vai conseguir avançar aqui no município para cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem um prazo legal. Então, com base nessa avaliação, a gente já consegue dar um grande passo para as próximas decisões dentro do governo”, destaca a secretária.

Segundo as análises dons pesquisadores do SGB, dentre seis áreas avaliadas, uma é mais apropriada para implantação de aterro sanitário. O local, que está a 21 km do Centro Produtor de Lixo (CPL) de Barcarena e tem cerca de 5,8 hectares de dimensão, obteve a maior pontuação. “O modelo de aterro em Barcarena deve considerar o sistema de celas e empilhamento, atendendo o volume final produzido ao longo de 20 anos de vida útil do aterro, na ordem de 1.046.231,25 m³ de resíduos e material de cobertura. Para tanto, será necessária uma área de aproximadamente 6 hectares”, informa o relatório do SGB.

Com o estudo, o SGB contribui para a melhoria das condições sanitárias e ambientais no território, além de promover o bem-estar social. A ação beneficia diretamente a população da cidade, estimada em 130 mil habitantes pelo IBGE, em 2021, isso porque o depósito de resíduos em locais adequados evita a contaminação do solo e dos reservatórios de água, assim como reduz a emissão de gases poluentes. Até o momento, mais de 70 cidades já foram contempladas com estudos do SGB, relacionados à implantação dos aterros. O SGB já publicou, também, relatórios de avaliação técnica direcionados a 12 cidades, sendo seis do Amazonas, cinco do Piauí e uma do Pará.