Setor ingressa no Cadastro Positivo e pode somar 50 milhões de registros

22/10/2023
O cadastro permite que financiadores tenham uma percepção mais detalhada do histórico de pagamentos dos solicitantes

Segundo a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), a adesão do setor de saneamento ao Cadastro Positivo pode acrescentar aproximadamente 50 milhões de registros à base de dados. No início de sua quarta etapa, o Cadastro Positivo está colhendo os dados dos consumidores das empresas de saneamento com o objetivo de auxiliar na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas. 

O cadastro permite que financiadores tenham uma percepção mais detalhada do histórico de pagamentos dos solicitantes – sejam eles individuais ou corporativos – possibilitando a oferta de condições de crédito mais adequadas a cada perfil. A inclusão de informações de variados setores, como telecomunicações e serviços públicos, amplia a visibilidade creditícia e promove a inclusão financeira. Neste caso, a integração do setor de saneamento é estratégica para expandir os benefícios do crédito aos seus clientes e aos municípios atendidos.

Para envolver as empresas de saneamento, a ANBC, representante dos birôs de crédito responsáveis pelo Cadastro Positivo, está promovendo uma série de iniciativas com concessionárias, associações e governos A associação realiza visitas a estados, junto aos seus representantes governamentais e de áreas jurídicas, financeiras e de tecnologia das empresas do setor, para esclarecer sobre o programa e seus benefícios. Adicionalmente, a ANBC apoiou a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan, evento do segmento na América Latina, sediado em São Paulo. "Dada sua ampla abrangência, o setor tem potencial para ampliar o acesso ao crédito, diminuir a inadimplência e promover a inclusão financeira de seus consumidores”, disse Elias Sfeir, presidente da ANBC. "Nossa missão tem sido evidenciar como essa integração pode alavancar a economia local, o desenvolvimento regional e o bem-estar social. Para as empresas, a adesão ao Cadastro Positivo pode, entre outros benefícios, promover a imagem e aprimorar seu indicador ESG por meio do aumento da nota S", conclui Sfeir