RIOS

Sanessol preocupada com São José dos Dourados

04/08/2015
A Sanessol, concessionária de água e esgoto de Mirassol e empresa do Grupo CAB Ambiental, contratou empresa especializada para realizar estudo completo sobre a situação dos recursos hídricos da Bacia do Grande e Turvo. Nela se encontra a nascente do Rio São José dos Dourados, de onde tem origem a água que abastece cerca de 40% da população de Mirassol (22 mil pessoas). 
 
Com o estudo, a Sanessol irá propor soluções para os problemas ambientais relacionados. A Gerente Operacional da empresa, Miriam Sampaio, disse que o estudo apontou diversos problemas encontrados no caminho que a água percorre. Para as soluções, Miriam afirmou que é necessário engajamento e discussão entre toda a sociedade - Prefeitura, concessionária, órgãos ambientais, proprietários rurais e população. Os itens apontados foram analisados por meio de uma metodologia específica com digitalização manual e análise visual da área estudada com imagem de satélites, como o LANDSAT 8, DigitalGlobe e o Radar ASTER, da Nasa.
 
No estudo constatou-se a perda de solos por meio de processo erosivo, área de APP (área de preservação permanente) desprotegida, área de córrego desprovida de vegetação, barramentos irregulares, resíduos de construção civil no solo, grandes trechos de assoreamento e lixo em área de preservação. Com a apresentação e descrição detalhada da bacia, envolvendo clima, solos, topografia, uso e ocupação do solo, além de demandas hídricas como a caracterização e quantidades com foco na demanda hídrica superficial, a Sanessol vai propor soluções iniciais para esses problemas, a fim de equilibrar a disponibilidade hídrica, reduzir as intervenções danosas e melhorar a qualidade da água de forma geral, gerando um cenário mais sustentável, permitindo a conservação da bacia da nascente do Rio São José dos Dourados. A princípio, a Sanessol entregará cópia do laudo técnico para a Prefeitura e Arsae (Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto) de Mirassol. Posteriormente, a empresa agendará reuniões com o DAEE (Departamento Águas e Energia Elétrica), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o Comitê da Bacia do Rio Grande e Turvo.
Tags