P&D

Saint-Gobain inaugura Centro em Capivari

26/04/2016

A Saint-Gobain inaugurou, dia 19 de abril, seu Centro transversal de Pesquisa & Desenvolvimento na cidade paulista de Capivari. Com um investimento de R$ 55 milhões, a unidade tem como objetivo acelerar a inovação de seus negócios no Brasil e na América Latina, principalmente, com materiais de construção de alta performance e aplicações industriais adaptados às especificidades e necessidades dos mercados locais.

Segundo a empresa, as pesquisas englobam o desenvolvimento e codesenvolvimento dessas soluções e o aperfeiçoamento das linhas de produtos existentes. Elas serão realizadas em colaboração com todas as atividades do Grupo na América do Sul e com outros polos científicos da companhia no mundo. “Este investimento é mais um passo da nossa estratégia de crescimento na região. Ele demonstra o comprometimento do Grupo com o mercado brasileiro para oferecer produtos de alta performance à indústria e as melhores soluções de construção para todos os tipos de edifícios, inovando permanentemente, a fim de que sejam confortáveis, econômicas e sustentáveis”, declarou Pierre-André de Chalendar, CEO mundial do Grupo Saint-Gobain

A unidade de Capivari está localizada em região estratégica, o que facilitará a inovação aberta e o codesenvolvimento de novas tecnologias com clientes, start-ups e universidades, aumentando a rapidez na entrega dessas soluções ao mercado. O Centro inicia as atividades com 15 profissionais que trabalham em dois grandes grupos de pesquisa. O primeiro está focado em Ciência dos Materiais e conta com laboratório analítico capaz de identificar a composição química do material, sua estrutura, propriedades físicas etc. Já o segundo é voltado para a Física das Edificações, com a proposta de sistemas construtivos que contemplam estudos em eficiência energética, impacto ambiental e conforto dos usuários, além de integrar aspectos específicos como disponibilidade de matérias-primas, especificidades dos aplicadores e instaladores, atendimento a normas técnicas e necessidades dos consumidores e do mercado. No laboratório de sistemas construtivos serão efetuados testes de comportamento ao choque térmico, determinação de resistência mecânica e a fogo, ou impermeabilidade, atendendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Este é o oitavo Centro transversal da Saint-Gobain no mundo. Ele tem área construída de 3 mil m², localizada em um terreno de 40 mil m², com capacidade para ser ampliado no futuro. O projeto arquitetônico e as instalações seguem os padrões mundiais de sustentabilidade e conforto da Saint-Gobain: CARE:4® e Multi-Conforto. Ele é o primeiro edifício da companhia no Brasil preparado para receber a certificação LEED. Os outros sete centros transversais de P&D da Saint-Gobain estão localizados na França, Alemanha, Estados Unidos, China e Índia.