ABASTECIMENTO

São Lourenço pode captar até 6,4 milhões l/s

21/06/2016

Mais recente manancial que irá atender à Região Metropolitana de São Paulo, o Sistema Produtor São Lourenço poderá captar até 6,4 mil litros por segundo, ao operar 24 horas. A nova vazão foi outorgada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), depois de pedido da Sabesp, que inicialmente tinha autorização para retirar 4,7 mil litros na cachoeira do França, em Ibiúna.

O volume será capaz de atender a 2 milhões de pessoas nos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, região onde mais cresce a população na metrópole, além de reforçar o abastecimento em áreas hoje atendidas por outros sistemas. O São Lourenço está previsto para ser concluído em abril de 2018, com a possibilidade de entrar em operação assistida no final de 2017.

O São Lourenço é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre as construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa; O novo sistema tem investimento de R$ 2,21 bilhões e contrato de concessão de 25 anos, divididos em fase de obras e de prestação de serviços. Com aproximadamente 3.900 funcionários trabalhando simultaneamente em 27 frentes de serviços, as obras do Sistema Produtor de Água São Lourenço alcançaram 32% de execução. O pico da obra deve acontecer em julho, quando cerca de 4 mil operários estarão trabalhando em 40 frentes de serviço.