SANEAMENTO

Reino Unido quer ampliar parcerias no Brasil

23/11/2016

Com o objetivo de discutir possibilidades de parcerias e intercâmbio tecnológico na área de saneamento entre o Brasil e o Reino Unido, a Cônsul Geral Britânica em São Paulo, Jo Crellin, realizou um evento em sua residência com representantes de empresas brasileiras e britânicas que operam no Brasil nessa área.

Durante a recepção, que contou com a parceria da ABCON/SINDICON, Aquamec, Demarest Advogados e KPMG, Jo Crellin disse que é interesse do governo britânico ampliar para o mercado brasileiro o conhecimento e expertise das instituições e empresas do seu país, principalmente porque os temas água e saneamento foram eleitos pelo Reino Unido como áreas prioritárias de cooperação com o Brasil e América Latina. A Cônsul acredita que há reais possibilidades de atuação conjunta nas Parcerias Público-Privadas (PPP), que devem se intensificar, tendo em vista a necessidade de aumento dos investimentos para aumentar a oferta do serviço.

A representante do governo britânico convidou os presentes para um evento em Londres, nos dias 20 a 22 de fevereiro de 2017, sobre saneamento e outro em março (com data ainda em definição), no Brasil, para discutir PPPs e Saneamento. Crellin ainda anunciou que a partir de novembro deste ano se iniciaram as chamadas para financiamento de projetos de pesquisa na área de água e resíduos, por parte de um fundo que conta com recursos de R$ 18 milhões.

No final do evento, o consulado distribuiu uma brochura mostrando a experiência britânica em tecnologias e serviços para gestão de água, elaborada pelo Department for International Trade.