Quais as consequências para o Brasil?

23/09/2021

Mara Fornari

Segundo o sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) recentemente divulgado, é inegável a influência da ação humana para o aumento do aquecimento global e os impactos das variações de temperatura nos próximos anos em diversas áreas do planeta, com sérias consequências para segmentos fundamentais da economia mundial. Buscando trazer essa discussão para o âmbito nacional, a Academia Brasileira de Ciências promoveu o evento “O Brasil e as Mudanças Climáticas – o novo Relatório do IPCC”, coordenado pelo físico e membro titular do órgão, Luiz Davidovich.

Abrindo as discussões, Paulo Artaxo, Professor de Física da USP e membro do IPCC, salientou que o novo relatório AR6 WG1 traz linguagem mais incisiva em relação aos anteriores, onde as mudanças recentes no clima são generalizadas, rápidas e intensificadas e sem precedentes em pelo menos 6.500 anos na história do planeta e que as mensagens científicas são diretas, como a que diz que “a menos que haja reduções imediatas, rápidas e em grande escala nas emissões de gases de efeito estufa, limitar o aquecimento a 1,5ºC pode ser impossível”.

Sem dúvida, as atividades humanas estão tornando os eventos climáticos mais extremos, incluindo ondas de calor, chuvas fortes e secas, cada vez mais frequentes e severas. Ou seja, se não reduzirmos as emissões, os impactos se tornarão cumulativos e cada vez maiores. O relatório também fala de maneira explícita que algumas mudanças climáticas são irreversíveis – “no entanto, algumas podem ser retardadas e outras interrompidas se as emissões forem limitadas. Recado claro da ciência para que os governos efetivamente tomem medidas concretas para reduzir as emissões”, ressalta Artaxo.

Para limitar o aquecimento global são necessárias reduções fortes, rápidas e sustentadas de CO2 , metano e outros gases de efeito estufa. Isso não apenas reduziria as consequências das mudanças climáticas, mas melhoraria a poluição do ar nas cidades.

Leia a matéria completa na edição 199 de Saneamento Ambiental