05/04/2018 MEIO AMBIENTE

Proposta de instituto é oficializada

A proposta de criação do Instituto Global do Ministério Público para o Meio Ambiente foi oficializada durante a 8ª edição do Fórum Mundial da Água. Representantes do Brasil e de mais oito países participaram da elaboração do texto final, durante a sessão conjunta do Judiciário e do Ministério Público, marcada para as 14h no Centro de Convenções.

O Instituto Global reunirá membros dos MPs do Brasil e do mundo à respeito de temas ligados à preservação de recursos naturais, em especial a água. Representantes dos MPs de oito países da América, Ásia e Europa, se reuniram na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) para debater a proposta.

Raquel Dodge, Procuradora-Geral da República, comentou que a proposta é ‘ousada e encorajadora’ e tem como base o Instituto Judicial Global do Ambiente, criado por juízes brasileiros para atuar como fórum mundial sobre o assunto. “Será uma atividade recíproca de aprendizado e de fortalecimento da atuação de nossas instituições na defesa do meio ambiente e, principalmente, da água, que são bens essenciais para nosso planeta”, reforçou.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, acredita que a proposta de criação de uma estrutura similar à do Judiciário no Ministério Público para questões ambientais ajudará a transformar o que está na lei e na Constituição em realidade. “É um grande salto para o Ministério Público brasileiro liderar este processo, sobretudo no momento em que o tema está na ordem do dia, não apenas pelas questões climáticas e de desmatamento, mas, inclusive, pelos assassinatos e ameaças àqueles que defendem o meio ambiente, o planeta e a água”, pontuou.

Veja também

19/07/2019
PLÁSTICO | SP sanciona lei que bane canudos
10/06/2019
GOVERNO BOLSONARO | Entidades criticam política ambiental
03/06/2019
CONAMA | Decreto reduz número de membros
20/05/2019
MEIO AMBIENTE | Entidades criticam política ambiental
02/05/2019
MEIO AMBIENTE | Projeto catarinense premiado na Alemanha
22/04/2019
MEIO AMBIENTE | Marina Mattar, da Abiquim, integra CPLC
28/03/2019
MEIO AMBIENTE | Prêmio para projetos sobre água
17/02/2019
MEIO AMBIENTE | Curso para conflitos judiciais