Projeto "ReNaturalize" é considerado excelente, após recuperação

30/06/2024
Uma equipe de cientistas da Society of Environmental Toxicology and Chemistry (SETAC World) avaliou o projeto

Uma equipe de cientistas da Society of Environmental Toxicology and Chemistry (SETAC World) avaliou o projeto brasileiro “ReNaturalize”, de recuperação do trecho do rio mais degradado pelo desastre ambiental de Mariana (MG), como excepcional. A Setac World é uma organização global sem fins lucrativos composta por mais de 20 mil integrantes e 85 organizações parceiras em mais de 90 países, que tem o objetivo de avançar na ciência ambiental e na gestão ambiental.  Os cientistas avaliaram mais de 60 projetos de diversos países e definiram como “excepcional” o “Renaturalize”, que já está na sua terceira etapa no rio Gualaxo do Norte, no distrito de Bento Rodrigues, com comprovação de recuperação da qualidade da água e quase duplicação da quantidade de peixes. “Recebemos a correspondência da Setac World com o resultado superpositivo da avaliação de nosso projeto. No Brasil, não existe nada similar em execução. Depois de muitos estudos, incluindo visitas técnicas à Europa e América do Norte, fizemos um piloto em 2016, usando uma técnica se mostrou eficiente e eficaz, com baixo custo e facilidade de adaptação em qualquer rio degradado”, afirmou Tatiana Furley, coordenadora do projeto e diretora de Inovação da empresa Aplysia Soluções Ambientais.

Após o projeto-piloto, Tatiana conta que houve o convite para adaptar o método e recuperar um trecho piloto de 2 km do rio Gualaxo do Norte, o mais degradado pelo desastre ambiental causado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana. “No rio Gualaxo do Norte, temos a comprovação de que os peixes dobraram de peso e houve aumento de 81% da população de peixes jovens em apenas um ano. Podemos recriar o habitat com soluções baseadas na natureza, e sem milagres. Apenas trabalho científico e metódico, que tem como um de seus pilares a participação da população local. No Brasil, temos centenas de rios degradados que podem ser recuperados”, comentou a Mestre em Oceanografia pela FURG e doutora em Oceanografia Biológica pela USP. 

Batizado como ReNaturalize, o projeto de renaturalização do rio Gualaxo do Norte conquistou em 2021 uma inédita premiação do BRICS Solutions for SDGs Awards 2021, que reconhece soluções de base tecnológica que visam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Inscrito na categoria Água Potável e Saneamento, o projeto foi o único do Brasil premiado pelo BRICS. Ao todo, foram analisados 290 projetos. Todos deveriam ser iniciativas inovadoras que atendessem os Objetivos de Desenvolvimento Social da ONU e, preferencialmente, de baixo custo e fácil execução. “Recriamos o habitat dos peixes, usando materiais naturais como troncos e galhos, formando remansos em centenas de pontos estratégicos do rio, reduzindo em até 63% a velocidade das águas, tornando o ambiente propício para descanso, alimentação, reprodução e também para o berçário de peixes. Esta técnica é fundamental também para o menor assoreamento dos rios de maior porte, o que, naturalmente, gera um menor risco de enchentes”, acrescenta Tatiana Furley.