SEMIÁRIDO

Projeto potiguar vence desafio AMA

29/08/2017
Empresa júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Sea Jr venceu o Desafio AMA, promovido pela Ambev. O projeto de Aquaponia para organismos aquáticos e hortaliças para geração de renda em comunidades do semiárido receberá um aporte de R$ 30 mil para implementação. 
 
O projeto utilizará água oriunda dos poços financiados pela água AMA, água mineral da Ambev que reverte 100% do lucro obtido com suas vendas a projetos de acesso à água no semiárido, e terá recirculação de água suficiente para a criação de peixes e para o cultivo de hortaliças. A horta será regada com a água utilizada pelos peixes, que contém nutrientes fertilizantes. O projeto será implementado na comunidade de Sítio Caiçara, em Jaguaruana, cidade a 187 km de Fortaleza (CE). “Com o fácil acesso à água na comunidade atendida por AMA, o projeto da Sea Jr será possível e vai ajudar a gerar renda de forma sustentável e uma economia de subsistência para as famílias da região”, afirmou Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev. 
 
O sistema terá capacidade para produção de até 250 kg de peixe por tanque e de três mil mudas de hortaliças no espaço para hortas. A expectativa é que o lucro com as vendas dos alimentos possa alcançar R$ 4.500 mensais, com o valor investido podendo ser recuperado em até sete meses. 
 
“O sistema não exige reabastecimento constante de água, apenas a reposição da quantidade perdida naturalmente na evaporação, que é mínima”, explica Eduarda Tayná de Almeida, presidente da Sea Jr e estudante de Engenharia de Aquicultura da UFRN. “Estamos muito felizes com esta conquista! Esperamos que nosso trabalho ajude a trazer renda e desenvolvimento para a região. Nosso projeto foi criado pensando em uma forma de desenvolvimento prático, sustentável e fácil de ser gerenciado”. 
 
A segunda edição do Desafio AMA convocou 485 empresas juniores de todo o país a criarem soluções inovadoras para a geração de renda no semiárido, fáceis de serem replicadas em comunidades onde a AMA já está presente, como Jaguaruana, Aiuaba e Capistrano, no Ceará. O projeto vencedor foi anunciado no Encontro Nacional de Empresas Juniores 2017, o maior evento do Movimento Empresa Júnior brasileiro, realizado em Porto Seguro (BA).