OCEANOS

Projeto no Panamá estimula reciclagem

02/03/2018
A Fundação Race For Water e o Grupo Suez promoveram evento inédito em Fuerte Amador, Ilha Flamenca, na Cidade do Panamá. A intenção era conscientizar a população local sobre a importância de otimizar a gestão e reciclagem de resíduos que poluem a costa marítima por meio de várias ações na região. 
 
Denominada ‘Resíduos Reciclados, Oceanos Limpos’, a ação teve o apoio da Prefeitura da Cidade do Panamá. A administração local acredita que prevenção e educação são as primeiras ações necessárias à implementação de boas práticas para salvar os oceanos. O objetivo do evento foi promover uma mudança de comportamento no que diz respeito a produção, separação e classificação de resíduos no Panamá, considerando que as "ilhas de lixo" aparecem nas regiões do Pacífico e do Caribe.
 
O evento começou com um seminário para estudantes universitários a bordo do catamarã 100% ecológico da Race For Water, onde os 15 alunos da Universidade Tecnológica do Panamá (UTP) e do A ISMUTH (Escola de Arquitetura) puderam perceber que a boa gestão dos resíduos é essencial no estudo dos problemas de desenvolvimento urbano da cidade do Panamá. "A proteção dos oceanos é uma necessidade na luta contra o aquecimento global e a preservação da biodiversidade", explicou Ana Giros, diretora geral da Suez na América Latina. "A Race For Water não só quer alertar o público sobre o estado dos oceanos, quer propor soluções para evitar a poluição marinha, no mar e em terra". A solução ETIA permite transformar os resíduos plásticos em energia, em um valor agregado para a economia dos países ", explica Marco Simeoni, presidente da Fundação Race For Water. "Esta aliança com a SUEZ e esta parada no Panamá é uma oportunidade para ambas as instituições, já que temos valores semelhantes e o mesmo objetivo: reduzir a poluição marinha".