LIXO ELETRÔNICO

Projeto E-Descarte pode virar lei municipal

24/02/2016

A primeira edição do Desafio Criativos da Escola teve a participação de 419 instituições de todo o Brasil. Um dos destaques da competição foi o projeto E-Descarte, da Escola de Educação Básica Ana Machado Dal Toé, de Morro Grande, Santa Catarina.

O projeto propõe o descarte correto de lixos eletrônicos, como baterias, lâmpadas, entre outros, e nasceu do incômodo de alguns alunos com os prejuízos ambientais que o destino inadequado de aparelhos eletrônicos - atirados nas ruas junto com o lixo comum - pudesse causar. A partir daí, Endreo Tramontin, André Fenali e João Victor Crepaldi, estudantes do 3º ano do ensino médio, pesquisaram alternativas para promover o descarte correto desses itens, e descobriram que nos municípios vizinhos havia empresas que coletam esses materiais.

O projeto foi implantado na escola e, de tanto sucesso, implantado em outra instituição. Com a boa receptividade do projeto, os alunos resolveram reunir-se com o prefeito, que sugeriu o envio de um Projeto de Lei para a Câmara dos Vereadores. A aprovação ainda não ocorreu, mas os alunos seguem o diálogo com o poder público. “Esses alunos representam o que de melhor está acontecendo no País: crianças e jovens que, apoiados por seus professores, nos mostram que é possível se articular para transformar a realidade em qualquer lugar do Brasil”, diz Carolina Pasquali, Diretora de comunicação do Instituto Alana e coordenadora do projeto Criativos da Escola.

O projeto “E-Descarte” foi um dos 16 finalistas da primeira edição do Desafio Criativos da Escola. A segunda edição do Desafio acontece em 2016, e os educadores que tiverem interesse em desenvolver projetos de transformação com seus alunos podem acessar o site do projeto e conhecer os materiais que são disponibilizados gratuitamente na plataforma. O endereço é www.criativosdaescola.com.br.