Programa vai implantar 18 fossas sépticas em Jacareí

29/08/2022
As fossas irão contemplar pontos críticos para a proteção dos mananciais.

A Amanco Wavin renovou a parceria de saneamento com a The Nature Conservancy (TNC) a fim de implementar 18 fossas sépticas no município de Jacareí (SP), para combater a contaminação da água e do solo por esgoto. A ação apoia o Programa Municipal de Conservação e Recuperação de Mananciais, o Renascentes Jacareí, projeto-piloto de saneamento rural na região. 

Jacareí é um dos municípios prioritários do Fundo de Água de São Paulo, parte da Coalizão pelas Águas e da Aliança de Fundos de Água da América Latina, que visa estabelecer e ampliar a segurança hídrica. A meta é melhorar a qualidade de vida da população rural por meio da qualidade ambiental de suas propriedades. A iniciativa visa também contribuir para o desenvolvimento de um modelo de negócio em saneamento rural que possibilita o ganho de escala e impacto, com potencial para beneficiar a saúde de 200 mil pessoas. “A renovação da parceria com a TNC representa a continuidade de nossos esforços em atuar ao lado de iniciativas socioambientais, a fim de construirmos ambientes saudáveis e sustentáveis”, comenta Gláucia Faria, gerente de Sustentabilidade para América Latina da Wavin. “Além das 18 fossas sépticas que serão implementadas no município serem uma necessidade ambiental, elas ainda possuem um importante papel social e na saúde dos cidadãos", completa a executiva. 

A expectativa é que sejam instaladas dez fossas sépticas biodigestoras (Biodigestores Anaeróbicos de Fluxo Ascendente, chamados de RAFAs) nas propriedades rurais selecionadas pela equipe da TNC até o final de 2022. As fossas irão contemplar pontos críticos para a proteção dos mananciais. Até dezembro de 2023, serão instaladas 18 fossas, incluindo ações como ampliação do mapeamento, engajamento e projetos individuais junto aos proprietários rurais no município, seleção de propriedades rurais para instalação de biodigestores adicionais e ampliação deste Projeto Piloto de Saneamento Rural, no qual a implantação das novas fossas sépticas evitará o escoamento de esgoto para cursos d'água.

O projeto-piloto da parceria tem como objetivo aprimorar e fortalecer, a longo prazo, uma política pública da cidade de Jacareí e no âmbito do Fundo de Água de São Paulo, com objetivo principal de promoção de saneamento em propriedades rurais próximas aos mananciais do município. “Por meio de parcerias como a da Amanco Wavin ao Fundo de Água de São Paulo, a TNC Brasil desenvolve trabalhos de campo de mobilização de produtores rurais, de forma a contribuir com o poder público e parceiros locais visando fortalecer e aprimorar a gestão dos recursos hídricos, a proteção de mananciais e aquíferos e a qualidade de vida da população rural, além dos cidadãos e outros usuários de água que vivem nas áreas urbanas e que dependem desses mananciais”, diz Samuel Barrêto, gerente de água da TNC Brasil.