Programa de incentivos a fornecedores regionais

30/07/2023
Programa tem como meta incentivar a contratação de empresas e prestadores de serviços regionais

A BRK acaba de criar o programa “BRK Parceiros” que tem como meta incentivar a contratação de empresas e prestadores de serviços regionais em todo o Brasil. Dedicado a fornecedores de todos os portes, inclusive pequenos negócios, a iniciativa contribui com o desenvolvimento da economia local em todas as praças de atuação da empresa. “Desde o marco regulatório do saneamento, o setor se fortaleceu, com o desafio de criar uma rede de parceiros, seguindo padrões éticos e sustentáveis para atender as novas demandas. Essa é uma grande oportunidade para que empresas que fornecem soluções para o setor também façam parte do processo de transformação do saneamento básico no Brasil”, afirma Edmur Faro Vellozo, diretor de Suprimentos da BRK.

O programa foi estruturado a partir de pesquisas realizadas junto a fornecedores e abre a possibilidade de parcerias com companhias e prestadores de serviços que têm interesse em fazer parte do catálogo de potenciais fornecedores da BRK. Para isso, não é necessário estar homologado para conseguir participar dos processos de concorrência, basta que estejam pré-cadastrados na página do programa https://www.sertras.com/v3/brk-fornecedores-locais/. Os critérios de qualificação são dois: atuar no mesmo estado da concessão e não possuir relação comercial com a companhia. 

A certificação e homologação das empresas fornecedoras regionais ocorrem quando as mesmas vencem os processos. Nestes casos, fornecedores de menor porte contam com um processo de cadastro simplificado. Para orientar estes fornecedores, a BRK criou um manual o fornecedor regional https://www.sertras.com/v3/wp-content/uploads/2023/06/manual-do-fornecedor-local.pdf, com informações sobre os processos e requisitos mínimos para a concorrência. Essa não é a primeira iniciativa da BRK junto a seus parceiros de negócios. Em 2022, a concessionária promoveu o primeiro encontro de fornecedores, o ‘Diálogos’, para ouvir os seus fornecedores e comunicar a visão da companhia para os próximos anos.