SUSTENTABILIDADE

Programa da DPaschoal evita troca de pneus

29/09/2017

O Programa denominado ‘Economia Verde’ da DPaschoal completa este ano dez anos de vigência e já evitou a troca desnecessária de mais de 2,5 milhões de peças e pneus. “Cerca de 700 mil pneus, 500 mil baterias e mais de 1 milhão de itens de suspensão, entre outros componentes, deixaram de ser trocados e desperdiçados sem necessidade”, explica Luis Norberto Pascoal, presidente da companhia.

O programa abrange todos os departamentos e escalões da empresa e tem como premissa conscientização dos clientes sobre o momento certo para fazer a manutenção do veículo, de forma a evitar prejuízos financeiros e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente (uma vez que a troca desnecessária de peças e pneus pode resultar na geração de resíduos desnecessários).

Além de ações educativas, a DPaschoal também faz a destinação correta dos produtos trocados durante a revisão, como pneus, baterias, óleos lubrificantes da suspensão e freios. Esses materiais são destinados a empresas de reciclagem especializadas, que transformam os materiais em novos produtos. Cerca de 80% dos pneus passam por um processo de trituração, que resulta em um pó utilizado na fabricação de tapetes, chinelos e até mesmo asfalto. “Já reciclamos cerca de 4,5 milhões de pneus, 1,2 milhões amortecedores e 2,1 milhões de litros de óleo”, destaca o presidente.

Outro projeto da DPaschoal é o EcoControl, que permite rastrear os itens deixados na loja durante a manutenção. Todas as peças são etiquetadas e cadastradas no programa, que encaminha notificação indicando trajeto da loja até o centro de reciclagem, comprovando o descarte correto do produto. “Os clientes também recebem um certificado de responsabilidade social pela iniciativa. Para grandes frotas, ou quem simplesmente se preocupa com o meio ambiente, esse atestado é muito importante”, afirma Luis Norberto.