Programa da Aegea contrata 44 pessoas e aumenta diversidade

01/05/2023
A edição 2023 contou com mais de 13 mil inscritos

A Aegea concluiu em abril a última etapa do Programa de Trainee 2023 com o ingresso da nova turma de aprovados no processo seletivo. O programa visa desenvolver e formar futuros gestores de negócio, além de preparar sucessores para o crescimento da empresa. A edição 2023 teve 44 trainees contratados, após um processo que contou com mais de 13 mil inscritos. Os novos talentos atuarão nas concessionárias do grupo localizadas em 13 estados do País. “Os trainees têm uma importância estratégica para nós, na construção do futuro da companhia, olhando para a contratação de talentos e para aceleração de seus potenciais para que assumam posições relevantes na empresa”, aponta Márcia Costa, VP de Gestão de Pessoas da Aegea. 

Nesta edição, dos 44 contratados, 60% são mulheres e cerca de 45% negros. A Aegea diz que essa representatividade está alinhada às metas de diversidade em cargos de liderança estabelecidas pela companhia em 2022. Por meio de uma emissão de Sustainability-Linked Bonds, a Aegea assumiu o compromisso de ampliar, até 2030, a participação feminina na liderança de 32% para 45%, e de talentos negros de 17% para 27%. As duas metas foram anunciadas junto a uma terceira meta de carácter ambiental, que consiste em reduzir o consumo de energia em 15%, medido em kWh/metro cúbico. 

Com esta iniciativa, a Aegea foi a primeira no setor a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas sociais e ambientais na América Latina, sendo a pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança. “A entrada dos novos trainees reforça pilares fundamentais da Companhia, como o de representar os diferentes ‘Brasis’ em nosso quadro de colaboradores, que hoje é composto por mais de 12 mil pessoas que, por meio do saneamento, contribuem para levar saúde, dignidade e desenvolvimento para mais de 22 milhões de brasileiros nos 171 municípios onde atuamos”, acrescenta Márcia.